• Conheça Questionários.com.br!

  •     Olá pessoal, além de estudar programação, também estou atuando como professor no ensino médio e devido a pandemia, tivemos que encarar as aulas remotas. Para dar conta desse processo, trabalhamos muito com os serviços fornecidos pelo Google, como o Google formulários. Observando essa ferramenta, ela é muito útil para criar provas e testas online, porém quando era necessário imprimir um desses testes para os alunos que não tinham acesso a internet, o formato de impressão não me agradava muito, as questões ficavam muito espaçadas, algo estranho.

        Pensando nisso, resolvi criar uma ferramenta que fosse possível gerar provas, com apenas alguns cliques. Dessa forma, nasceu https://questionarios.com.br . Nessa ferramenta, o usuário pode criar um banco de questões (os questionários) que servem como base para criar uma prova.


    Funciona da seguinte forma, como é um serviço on-line, primeiro você precisa se cadastrar, isso é importante para que cada usuário tenha a sua própria página. Depois disso, você já pode fazer o login e ter acesso a sua página principal (dashbord).

        A primeiro coisa que você deve fazer é criar um questionário, ele é a base do site. Clique no menu lateral esquerdo, no link de questionários. Nesta primeira página, você pode colocar as informações principais e depois clicar no botão "criar".


        Na parte inferior temos duas opções. A primeira, "deixar público", se refere a possibilidade de que você forneça o link deste questionários, para que outras pessoas possam responder ele, caso você deixe na opção NÃO, as pessoas com o link quando tentarem acessar, receberam a informação que ele esta bloqueado. Já a segunda opção, "mostrar nota", habilita que a pessoa que responder o seu questionário online possa já receber a sua nota assim que ele terminar de enviar, caso você deixe na opção de NÃO, o usuário receberá apenas a confirmação que as respostas foram enviadas. Se você não tiver certeza do que deseja fazer, coloque ambas as opções como "não", depois você poderá editar se quiser.

        Em seguida, será a vez de cadastrar as perguntas, você pode adicionar quantas questões quiser, quanto mais questões melhor na hora de criar uma prova.


        Algumas observações, se você quiser criar um teste online, acrescente apenas a quantidade de questões do teste, porém se você quiser criar um banco de questões, acrescente quantas você quiser, esse detalhe fará diferença na hora de criar as provas impressas.

        Depois de concluir a inserção das perguntas, clique em adicionar outra pergunta para confirmar a última questão e quando o formulário estiver em branco, clique em concluir para finalizar o questionário. 


        Veja que o questionário que você acabou de criar agora aparece na página, além disso ele possui quatro opções:

    1° - Responder questionário online;

    2° - Ver respostas do questionário online;

    3° - Editar o questionário;

    4° - Excluir o questionário.

        Se você deseja um teste online, entre na primeira opção e compartilhe o link da url da página. Caso você tenha criado apenas um banco de questões, vamos clicar na seção de Provas. Na nova página, clique no botão superior direito "Criar nova prova".


    Ao clicar em criar uma nova prova, você será levado para uma página onde poderá colocar as informações de cabeçalho que serão adicionadas automaticamente.

        Logo em seguida, você deve escolher qual questionário será a base para a criação da sua prova. O sistema é capaz de utilizar todas as questões que estão no questionário ou então sortear questões para criar diferentes provas. Na sessão seguinte você poderá escolher se quer uma prova única ou várias provas embaralhando as questões. 

    Na última sessão, você escolhe o número de questões que terá a sua prova. Por exemplo, se o questionário que você criou tem 20 questões, mas você quer uma prova com apenas 10 questões, o sistema irá sortear 10 questões das 20 que estão no formulário. Se você digitar um valor maior do que o número de questões do questionário, ele usará apenas as que estão disponível. Para terminar basta clicar em salvar.


    Sua prova agora aparece disponível para impressão! Basta clicar no botão "imprimir", que será aberta sua prova pronta para impressão.

        Basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção de imprimir.

        O mais legal dessa ferramenta é que se você precisar de outra prova ou teste, basta criar uma nova prova e utilizar o seu banco de questões, utilizando a opção de questões embaralhadas, na página de impressão, cada vez que você atualizar a página ele mostra uma prova diferente. 

        Espero que essa ferramenta seja útil, para facilitar o seu trabalho e qualquer sugestão não deixe de mandar uma mensagem na seção "fale conosco", ficaria muito feliz de receber novas sugestões de ferramentas para acrescentar ao site. Muito obrigado e até uma próxima!

  • Autor felixpaulo

    Postado em 14 de Maio de 2021 às 16:47