Dump de database Joomla via terminal linux

Existem diversas extensões para a manutenção de backup da base de dados e dos arquivos (a mais popular, até onde sei, é o Akeeba Backup). Mas, para não tornar o ambiente pesado e não se expor através de vulnerabilidades em extensões, usuários avançados podem querer automatizar esta tarefa via terminal, através da extração do dump.

Um dump, basicamente, é um script SQL que recria todas as suas tabelas, bem como o conteúdo das mesmas, sendo muito útil para migração de ambientes, restauração de pontos no tempo, etc. Execute-o em um banco vazio para recriar o banco que o gerou.

Vou discutir alguns comandos úteis nessa tarefa e, ao final, apresentar um script para dump de database Joomla, que lê automaticamente os dados de conexão no configuration.php.

Continue Lendo

Injetar CSS e JS no Joomla

Criar e injetar seus próprios arquivos CSS e JS para customizar um template que já esteja pronto é muito versátil, pois garante o desacoplamente entro o código do fabricante do template, e suas customizações. Mas, diante de uma estrutura tão complexa de classes e de arquivos, muitos iniciantes travam na seguinte dúvida: como eu acrescento declarações dentro da tag <head>, da forma "correta"???

Continue Lendo

  • 1
  • 2