Corrigindo teclas Home e End no Vim

Estou acessando os arquivos do meu android via um app de servidor SSH. Para deixar esse ambiente mais útil, melhorei diversas configurações, porém o Vim insiste em, quando pressiono as teclas <Home> ou <End>, imprimir os caracteres H e F, respectivamente.

Continue Lendo

Atalhos para posicionar janelas no Lxde e Openbox

Ao trabalhar com desenvolvimento, uma vez que utilizamos muitas janelas e estamos o tempo todo digitando, é conveniente ter mapeamentos de teclado que permitam mais do que simplesmente maximizar ou minimizar. Utilizo o Lubuntu, baseado no Openbox, e estou publicando aqui as alterações que incluí no meu arquivo lubuntu-rc.xml, que dependendo do seu sistema pode ter o nome de lxde-rc.xml ou openbox-rc.xml.

Continue Lendo

Usar pendrive como memória adicional no Linux (ReadyBoost)

No linux é possível reproduzir a funcionalidade ReadyBoost do Windows, onde um pendrive pode ser utilizado para otimizar a memória do computador, sendo montado como área de Swap, com prioridade de uso maior que o swap do disco. Este procedimento somente pode ser realizado com acesso de root e, obviamente, com bom-senso, pois se você confundir as partições pode danificar seu sistema.

Continue Lendo

Servidor HTTP com um único comando

Com um único comando é possível subir no Linux um webserver temporário, publicando o conteúdo de alguma pasta do seu computador em uma porta a sua escolha. E para matá-lo, basta o bom e velho Ctrl+C. Muito útil em uma série de casos.

Continue Lendo

Como montar um servidor Debian seguro

Minha distribuição preferida para servidores é a Debian. O Ubuntu Server é ótimo também, mas no meu caso geralmente preciso somente de um webserver LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP), sem grandes responsabilidades dentro da rede. E, por fim, o Ubuntu é baseado no Debian. Por isso, fico com a opção mais leve, Debian. Para a interface gráfica, gosto do LXDE, uma das mais leves atualmente.

Se fosse só instalar e subir, seria muito bom. Entretanto, quando um servidor está exposto na Web, ele passa a ser alvo de ataques de muitos bots, que vasculham a internet toda atrás de falhas, IP por IP, praticamente porta por porta.

Continue Lendo

  • 1
  • 2